alea jacta est!

filosofia, literatura, tecnologia, cinema e impressões aleatórias sobre qualquer coisa.

7.10.02

só os paranóicos sobrevivem

gordon moore, um dos fundadores da intel, criou essa máxima. muito verdadeira. quem não ousa imaginar que sempre pode haver algo mais inteligente por trás do óbvio acaba usando o cérebro mediocremente... só que existe uma diferença. existem os paranóicos radicais [que não conseguem explicar a conspiração] e os light, q ou desvelam a mentira ou aceitam que a farsa foi muito bem arquitetada e se calam. adianta brigar em público por uma idéia vencida?

a indústria da paranóia...

não é à toa q existe a indústria da conspiração mundo afora e o filme matrix [vêm aí as 2 próximas versões]: o mundo está cada vez mais abstrato, mas tão abstrato q não se pode + ter certeza entre o q é falso ou verdadeiro.

... e um paranóico que nos deixou nóicos

vc acha q o enéas se deu bem por acaso? tem fascista pra caralho esse país, hein... eu já o vi bem de perto. era 1998, se não me engano, o ano em q essa figura bizarra, e paradoxalmente um dos maiores cardiologistas do país, foi entrevistado pelo programa de domingo, da extinta tv manchete.

[eu era assistente de produção, estudava na puc e morava na duvivier. minha vida era agitada. tentava me dar bem no rio. tinha chegado há um ano e não conhecia quase ninguém na cidade... vivia correndo da puc pro trabalho não remunerado. era corrido.

depois de assistir ao vivo à entrevista com aquela figura inteligente mas fascista, saí de lá com pena de seus pacientes. uma consulta com ele me levaria, inevitavelmente, à taquicardia erm poucos segundos de conversa. minha vida era calma, muito calma. ufa.]

tudo bem. ele acredita que a inteligência [dele] resolve qualquer problema. mas vc já percebeu a velocidade com que ele fala? tá certo, eram 30 segundos na época. a velocidade do raciocínio é fantástica. mas só que pro lado errado. imagino ele chegando em casa. como será que ele relaxa? [ele relaxa?] não consigo imaginar, por + q tente. o problema de eneas é q ele se leva muito a sério. e não vê que não basta um punhado de livros pra vc conseguir resolver qq problema. mas vai dizer isso pra ele. ele vai te levar pra uti...

o fato é que eneas é um paranóico bem-sucedido e com + de 1 milhão de seguidores. enquanto era só ele, era apenas uma piada. mas quando se torna um 1.000.000, eu começo a me preocupar... a ficar paranóico. afinal tenho q sobreviver... pelo menos ao eneas!

ainda + considerando o fato de que cada 1 deles deve entender o fascismo com 1 pt d vista diferente. imagine quantas facções vai ter o prona daqui a pouco: cabeças raspadas cristãos, TFP 2000, KKK-BR, cientistas unidos pela evolução e por aí vai... quando vc quer ser fascista... existem 1.000.000 de motivos...


um tal alan smithee

puxa, a gente não sabe q é ignorante até descobrir através de alguém/coisa.

dia desses, assistindo a um documentário maravilhoso sobre um tal de alan smithee [alan smithEE?] percebi q era um deles no quesito cinema. nunca tinha visto filme algum do cara. ele não dava entrevistas. ninguém jamais o tinha visto e, no entanto, ele já tinha dirigido muitos filmes americanos desde a década de 60, se não me engano...

como era possível q eu não soubesse?

afinal, apesar de ser um cinéfilo desde q meu pai me levou, aos 7 anos [vai ver q é por isso q não bato bem], para ver "2001 - uma odisséia no espaço", já vi trocentos filmes. alguns até repetidas vezes simplesmente pq não lembrava pelo nome. mas - nunca - nenhum do tal smithee.

exitem vários sites dedicados a alan. sim, a esta altura, depois de saber alguns dos filmes que dirigiu eu já estou ficando íntimo desse péssimo diretor. um cara que não conseguiu imprimir um estilo em seus filmes.

parece q esta é a página oficial, mas vc verá que o conhece tb. a lista básica tem alguns nomes conhecidos, como hellraiser IV, perfume de mulher e twilight zone, o filme. o correto "uma história americana", estrelado por edward norton, quase q acabou dirigido por smithee.

a questão: smithEE...

vc não acha estranho um sobrenome assim q acentua o lado silva de smith? poiZé. alan smithee não existe. mas já assinou vários filmes cujos diretores originais não toparam colocar seus nomes por não considerarem o resultado final satisfatório, claro, e por discordarem dos rumos que o filme tomou depois que tanta gente "opinou"...

a história é verdadeira. hollywood precisava dar um diretor a um filme sem diretor. por isso inventaram o nome.
o curioso é que ele acabou não apenas dirigindo, como roteirizando e editando filmes. recentemente o diretor de "uma história americana", tony kaye, discordou ao ver edward norton, na sala de edição, montando [finalizando] o filme e pediu pra ser substituído por smithee. mas a associação dos diretores achou que o filme tinha mantido a linha de de kaye. ele ficou ainda mais puto e acabou fazendo besteira na imprensa. egresso do mundo dos clipes, kaye se queimou com roliúodi e acabou tendo q assinar. foi pior.

o problema é que ele foi um paranóico radical. se tivesse sido light, talvez conseguisse ser substituído por smithee. mas essa é uma outra história.