alea jacta est!

filosofia, literatura, tecnologia, cinema e impressões aleatórias sobre qualquer coisa.

26.9.02

depois de tudo que li sobre bonaerense [veja sinopse abaixo], filme do argentino pablo trapero, fiquei louco pra vê-lo. o filme aborda a corrupção policial na periferia de buenos aires. a safra mais recente dos filmes argentinos tem-se mostrado muito criativa e porradona. basta lembrar o "nove rainhas" e aquele dos bandidos gays [alguém lembra o nome?].

como gosto de filmes-limite, em que o(s) protagonista(s) se vê(em) levado(s) ao limite, não vejo a hora que chegue a sampa. sorte de meus amigos cariocas que poderão assistir ao filme na mostra que começa por lá hj, com o último filme de almodóvar abrindo... aiaiai...q inveja...

sinopse: zapa é um trabalhador de 35 anos que vive em uma remota vila na argentina rural. quando seu chefe pede um trabalho especial para alguns clientes, ele concorda – na verdade, não tem outra escolha. eles arrombam uma farmácia, os "clientes" estufam suas bolsas e zapa escolta a fuga. para evitar a prisão, zapa é forçado a deixar sua família e sua cidade natal, fugindo para buenos aires, onde consegue uma vaga como cadete da polícia. depois de meses de treinamento intenso, ele se forma. agora é um bonaerense: membro da mais brutal e corrupta força policial da argentina. o tempo passa e zapa prospera. não pensa mais sobre o passado. agora ele é o poder, ele faz as regras.

quem é cinéfilo, pode ler a entrevista com o diretor, em espanhol.