alea jacta est!

filosofia, literatura, tecnologia, cinema e impressões aleatórias sobre qualquer coisa.

14.11.02

o esforço é o caminho da eternidade
a negligência é o caminho da morte
quem estuda e pratica com empenho
não morre jamais
quem indulge na negligência e
em diversões inconscientes
mesmo que ainda respire
já está morto.

[ buda, no verso 21 do dhammapada, no livro "para uma pessoa bonita, contos de uma mestra zen, de shundo aoyama rôshi]

outro filme q vi ontem foi "haven" [paraíso], roteiro do kieslowsky [acho q é assim] e direção do mesmo diretor de "corra, lola, corra"...

a primeira metade é muito boa. ágil, interessante, mas na segunda, parece perder o rumo...

o final até que é poético, graças a uma metáfora explicada na primeira cena, mas ainda assim, acho q ele podia ter resolvido melhor a segunda metade.

há cenas lindas como a cena de séquisso [amor, na verdade] em silhuetas, em pleno pôr=do-sol. lindo. e a metáfora perfeita da luz no fim do túnel, dentro do contexto do filme.

mas vale a pena ver.

satã sem causa

ontem vi madame satã. puxa. o filme é bonito. o personagem é interessante. a história de vida dele, idem. mas o filme parece q não acontece. é como se fossem episódios isolados. tudo meio superficial. os personagens e suas histórias não são tridimensionais, como se fala no jargão cinematográfico.

gostei bastante, mas sei do filme igual ao q entrei, como se não tivesse mexido comigo. como se não tivesse feito diferença.

é como se fossem esquetes q mal se interconectam [in my humble opinion]. se fossem suas memórias, talvez rendesse mais...

mas, enfim, eu não gostei tanto assim, mas há quem tenha... agora, a fotografia e a trilha sonora são primorosas. walter carvalho na primeira. não lembro de quem foi a produção musical, mas parabéns a ela[e].