alea jacta est!

filosofia, literatura, tecnologia, cinema e impressões aleatórias sobre qualquer coisa.

7.10.02

um tal alan smithee

puxa, a gente não sabe q é ignorante até descobrir através de alguém/coisa.

dia desses, assistindo a um documentário maravilhoso sobre um tal de alan smithee [alan smithEE?] percebi q era um deles no quesito cinema. nunca tinha visto filme algum do cara. ele não dava entrevistas. ninguém jamais o tinha visto e, no entanto, ele já tinha dirigido muitos filmes americanos desde a década de 60, se não me engano...

como era possível q eu não soubesse?

afinal, apesar de ser um cinéfilo desde q meu pai me levou, aos 7 anos [vai ver q é por isso q não bato bem], para ver "2001 - uma odisséia no espaço", já vi trocentos filmes. alguns até repetidas vezes simplesmente pq não lembrava pelo nome. mas - nunca - nenhum do tal smithee.

exitem vários sites dedicados a alan. sim, a esta altura, depois de saber alguns dos filmes que dirigiu eu já estou ficando íntimo desse péssimo diretor. um cara que não conseguiu imprimir um estilo em seus filmes.

parece q esta é a página oficial, mas vc verá que o conhece tb. a lista básica tem alguns nomes conhecidos, como hellraiser IV, perfume de mulher e twilight zone, o filme. o correto "uma história americana", estrelado por edward norton, quase q acabou dirigido por smithee.

a questão: smithEE...

vc não acha estranho um sobrenome assim q acentua o lado silva de smith? poiZé. alan smithee não existe. mas já assinou vários filmes cujos diretores originais não toparam colocar seus nomes por não considerarem o resultado final satisfatório, claro, e por discordarem dos rumos que o filme tomou depois que tanta gente "opinou"...

a história é verdadeira. hollywood precisava dar um diretor a um filme sem diretor. por isso inventaram o nome.
o curioso é que ele acabou não apenas dirigindo, como roteirizando e editando filmes. recentemente o diretor de "uma história americana", tony kaye, discordou ao ver edward norton, na sala de edição, montando [finalizando] o filme e pediu pra ser substituído por smithee. mas a associação dos diretores achou que o filme tinha mantido a linha de de kaye. ele ficou ainda mais puto e acabou fazendo besteira na imprensa. egresso do mundo dos clipes, kaye se queimou com roliúodi e acabou tendo q assinar. foi pior.

o problema é que ele foi um paranóico radical. se tivesse sido light, talvez conseguisse ser substituído por smithee. mas essa é uma outra história.