alea jacta est!

filosofia, literatura, tecnologia, cinema e impressões aleatórias sobre qualquer coisa.

18.11.02

recomendo um livro maravilhoso do james gleick [o mesmo q escreveu caos], colunista do new york times sobre os tempos atuais, a velocidade [tema de meu próximo curta] e o tempo. chama-se "faster" em inglês e "acelerado" em português.

no livro, ele destrincha toda essa pressa q temos em tempos de comunicação em tempo real e neurose pra não perder tempo. através de análises muito bem humoradas de estatísticas sobre o uso do tempo e da velocidade em nossa civilização em tempo real, gleick mostra aonde toda essa pressa psicológica tem nos levado.

claro, basta um pouco de psicologia pra se entender q essa pressa toda para economizar tempo acaba nos fazendo... perder ainda mais tempo. logo: pra q correr tanto?, hehe

cria-se, então, o paradoxo do tempo. corre-se tanto pra não perder tempo, mas quando se consegue eliminar o tempo perdido, o q nos resta? tempo pra ser usado em outras coisas... q consomem tempo.

o trabalho, o lazer e qq outra atividade consomem tempo. o q nos leva a priorizar o tempo. surge um novo paradoxo: se se corre tanto para ter tempo, pq quando se tem tempo não se sabe o q fazer com ele ou, melhor ainda, sente-se q se corre tanto apenas pra se ter q repensar o tempo economizado.

daí a pergunta final, afinal, para que tanta pressa?

isso sem se falar q no fim das contas, corre-se com aquilo q deveria ser lento [sexo, afeto, lazer] e vive-se a rotina lentamente, por + q se corra?

é disso q espero consigo falar no próximo curta.